Abandonei meu emprego na área de tecnologia em Seattle para viver em um veleiro. Lutei contra piratas às 3 da manhã e foi aterrorizante – mas nunca mais voltarei para minha vida antiga.

Abandoned my tech job in Seattle to live on a sailboat. Fought pirates at 3 am and it was terrifying - but I will never go back to my old life.

• Brian Trautman passou os últimos 14 anos vivendo em um veleiro de 53 pés, navegando para 46 países.
  • Ele deixou seu emprego na área de tecnologia e vendeu sua casa para embarcar em sua jornada, onde conheceu sua esposa.
  • O casal financia suas aventuras criando conteúdo sobre a vida no barco.

Este ensaio, narrado por Brian Trautman, um velejador de 47 anos e criador de conteúdo, é baseado em uma entrevista transcrita. Ele vive a bordo de um veleiro com sua esposa e filha. O texto foi editado para reduzir o tamanho e melhorar a clareza.

Comecei a trabalhar para a Microsoft depois de me formar em engenharia elétrica em 2002. Saí para abrir uma empresa de desenvolvimento de software com amigos em Seattle.

Nesse período, me deparei com um livro sobre como atravessar um oceano em seu próprio barco. Essa ideia, embora parecesse inatingível, ficou comigo como algo incrível de se fazer.

Trautman navegou pelo Caribe no barco onde se casou com sua esposa.
Brian Trautman

Uma manhã, no final dos anos 2000, fiquei preso no trânsito durante o trajeto para o trabalho e percebi que minha parte favorita do dia era olhar pela janela do ônibus. Era o único momento em que não estava consumido pelos pensamentos de clientes e desenvolvedores.

Imediatamente, soube que não queria essa vida. Dei aos meus sócios um aviso de um ano em 2008 e comecei a vender tudo para comprar um veleiro.

Eu tinha alguma experiência em velejar. Tinha um barco pequeno que levava para passear em um lago durante várias tardes, mas isso não era o suficiente para me preparar para atravessar um oceano.

Iniciando minha aventura de velejar para a vida toda

Comprei o SV Delos, um veleiro Amel Super Maramu de 53 pés, por US$ 390.000 em 2008. Vendi minha casa em Redmond para dar uma entrada e fiz um financiamento marítimo para cobrir o restante. O barco tinha oito anos na época, então era mais barato do que comprar um novo.

Iniciei minha aventura de velejar em agosto de 2009, com dinheiro suficiente para durar 18 meses. Meu plano inicial era simplesmente chegar à Nova Zelândia.

O SV Delos.
Brian Trautman

Eu imaginava que, até então, estaria mentalmente preparado para voltar a trabalhar em Seattle, vender meu barco e voltar à minha vida anterior.

Mas, quando chegamos à Nova Zelândia, me apaixonei pela velejar. Quando o dinheiro inicial acabou, comecei a fazer trabalhos de engenharia em superiates para reabastecer os cofres.

Auckland é um grande centro de reformas para iates baseados no Pacífico Sul, então era um ótimo lugar para ganhar algumas centenas de dólares por dia trabalhando em motores e solucionando problemas elétricos.

Também recebíamos membros da tripulação que pagavam uma parte de nossas despesas para fazer parte de nossa próxima viagem para Fiji.

Quatro meses depois de chegar à Nova Zelândia, conheci Karin, minha futura esposa, que acabou se juntando a mim em tempo integral na velejada.

Karin, esposa de Trautman, mergulhando do veleiro.

Trabalhamos até 4 horas por dia criando conteúdo para financiar nossas viagens

Financiamos nossas viagens contando com apoio de financiamento coletivo e do Patreon, além do nosso canal no YouTube. Temos 832.000 inscritos. Também vendemos produtos do SV Delos.

Mas alguns dos melhores momentos que tivemos no barco foram no início, quando não tínhamos dinheiro.

Quando não podíamos pagar pelo combustível, tínhamos que velejar para todos os lugares, o que nos levou a aventuras. Houve momentos em que trocamos revistas por alface e tomate, e aprendemos a fazer nossa própria cerveja.

Trautman navegou para 46 países no Delos.
Brian Trautman

Agora, nossos dias são dedicados à criação de conteúdo para nosso canal no YouTube, que foi lançado com conteúdo regular em 2012. O canal só se tornou lucrativo em 2015. Durante esse tempo, usamos economias para financiar as viagens e nos manter financeiramente enquanto gravávamos e editávamos o conteúdo.

Em um dia normal, misturamos filmagens e revisão de notas com os editores de vídeo. Também faço trabalhos nos bastidores, como emissão de faturas para fornecedores e pagamento de contas.

Se você excluir a manutenção do barco, eu trabalho três a quatro horas por dia, assim como a Karin. Temos bastante tempo para aproveitar as tardes na praia.

Os Trautmans trabalhando a bordo de seu veleiro.
Brian Trautman

Temos agora uma equipe remota de sete funcionários que ajudam a produzir vídeos. Eles também enviam produtos da Delos.

Quanto custa manter o barco funcionando?

Estamos pagando $10.000 por ano para segurar o barco. Os custos de combustível variam muito ano a ano, dependendo de quanto viajamos. Em média, o combustível nos custa $3.000 por ano.

A área de convivência dentro do veleiro de 53 pés.
Brian Trautman

Nossos custos mensais com comida e moradia são de aproximadamente $3.500 a $4.000. Geralmente, ancorar um barco é de graça. Se houver uma tempestade forte que exija que levantemos o barco da água, custará $1.200 para tirá-lo e colocá-lo de volta.

O quarto e o armazenamento.
A cozinha do barco.
Brian Trautman

Temos alguns luxos a bordo, como 2.000 watts de energia solar e baterias de lítio, um freezer que pode armazenar carne suficiente para durar quatro meses e ainda fazemos nossa própria bebida alcoólica. Produzimos nossa própria água fresca e tomamos banhos quentes.

O banheiro do barco.

Começando uma família a bordo

O casal se adaptou à vida a bordo com um bebê.
Brian Trautman

Karin e eu estávamos navegando juntos há nove anos quando descobrimos no início de 2019 que Karin estava grávida.

Karin é da Suécia, onde há um ótimo sistema de saúde pública gratuito. Deixamos o barco com meu irmão e sua namorada, que continuaram navegando com o Delos pelo Atlântico até Antígua.

Karin e Sierra Trautman.
Brian Trautman

Karin e eu voamos da Flórida para a Suécia para o nascimento da Sierra em agosto de 2019. Quando ela tinha 4 meses, os três voamos de volta para Antígua para voltar ao Delos e navegar pelo Caribe.

Nos casamos em Antígua naquele ano.

A filha dos Trautman vive no barco desde os 4 meses de idade.
Brian Trautman

Navegando pelo mundo tem momentos bons e ruins

Uma das minhas lembranças favoritas no barco foi depois de navegarmos 3.000 milhas em 19,5 dias do México para a ilha de Fatu Hiva, parte da Polinésia Francesa. Estávamos tão animados para finalmente pisar em terra firme.

Conhecemos um morador local que nos presenteou com bananas e grapefruits. Sua generosidade foi tão tocante. Depois, fomos nadar embaixo de uma cachoeira – foi um dia perfeito.

O SV Delos velejando.
Brian Trautman

Navegar também pode ser perigoso. Nosso barco foi invadido ilegalmente três vezes – nas Ilhas Salomão, no oeste da Papua Nova Guiné e em Madagascar – sempre por volta das 3 da manhã. É aterrorizante quando isso acontece, mas gritamos e os ladrões fogem.

Isso aconteceu em 2011, muito antes de Sierra nascer. Karin estava fora na escola na época. Antes disso, nunca trancávamos nada quando saíamos do barco e dormíamos com as portas abertas. Desde então, temos sido mais cuidadosos, incluindo vigílias noturnas com uma lanterna quando navegamos em áreas onde nos sentimos desconfortáveis.

Carregamos facões e extintores de incêndio como armas em caso de emergência. Mas até agora, ter aquela lanterna para sinalizar que as pessoas estão acordadas e vigilantes tem sido suficiente para afastar os criminosos.

A parte mais difícil é reconhecer que essa não é uma decisão financeira sábia

Um barco é um ativo que se desvaloriza. Mas com nosso canal no YouTube, encontramos uma maneira sustentável de ganhar dinheiro ao longo do caminho.

Para nós, essa escolha tem valido a pena. Essa é nossa vida agora, e planejamos continuar vivendo na água indefinidamente.

Os Trautmans.
Brian Trautman

Para todos aqueles que estão considerando se aventurar como nós, ou qualquer aventura, eu digo: Vá antes de estar pronto. Você nunca estará 100% preparado para qualquer jornada.